Home > Espaço > Teremos uma horta na lua?
Redação Momento 2 | 12 de maio de 2022 | Tags: ,

Teremos uma horta na lua?

Pesquisadores cultivaram pequenas plantas em amostrar de solo lunar coletadas décadas atrás

Imagina ter uma plantinha cultivada em terra lunar?

No ano passado (2021) a NASA permitiu que uma equipe tentasse cultivar pequenas plantas na terra lunar que astronautas recolheram nas décadas de 1960 e 1970. Importante lembrar que a terra estava sem vida há bilhões de anos, o que dificultou muito as coisas.

Porém, as plantas conseguiram brotar, mesmo sendo evidente sua luta contra o material estranho e áspero.

As descobertas foram publicadas na revista Communications Biology, mostrando que os astronautas lunares poderiam fazer sua própria agricultura em estufas em algumas décadas, tornando-os capazes de fornecer parte de seu próprio sustento.

O solo lunar, chamado regolito, é extremamente desafiador. Os grãos de areia são secos, afiados, abrasivos e extremamente finos, têm minerais e íons que as plantas da Terra nunca encontraram antes, e não têm nenhum tipo de matéria orgânica, porque nenhuma planta jamais cresceu, morreu e se decompôs na lua. Para torná-lo semelhante ao solo terrestre, foi preciso adicionar alguns nutrientes e água.

As plantas, conhecidas como agrião thale, são da mesma família do agrião e do brócolis, o que as torna um bom modelo para o cultivo de hortaliças. Quando as mudas surgiram no solo lunar e nas amostras de controle, elas ainda estavam extraindo nutrientes das reservas armazenadas nas próprias sementes. Mas depois de mais ou menos uma semana, surgiram diferenças. As mudas nas amostras lunares começaram a crescer mais lentamente e algumas delas começaram a mostrar sérias respostas ao estresse. Suas raízes eram mais dobradas e retorcidas e não tão saudáveis. Algumas das plantas pareciam se adaptar, enquanto outras pareciam cada vez mais doentes, com suas folhas ficando retorcidas e pigmentadas.

Os pesquisadores realizaram testes genéticos em todas as plantas para descobrir quais ferramentas metabólicas elas usavam para se adaptar ao ambiente. Eles descobriram que mesmo as mudas de aparência mais saudável tinham atividade genética (genes que foram desligados ou ligados) indicando estresse.

Ainda assim, os pesquisadores têm uma perspectiva otimista para o futuro da jardinagem lunar, especialmente porque qualquer planta cultivada em regolito real melhoraria o solo para as próximas gerações.

Hoje, a NASA não tem muito regolito para compartilhar com os cientistas, mas eles estão gradualmente distribuindo-o para pesquisas de alta prioridade.

Aprender a cultivar alimentos fora do planeta provavelmente será importante, já que cada grama transportada para o espaço ocupa espaço em uma nave e aumenta seus custos e necessidades de combustível. Além disso, em um ambiente remoto e isolado, como uma estação espacial ou habitat lunar, um pouco de vegetação também pode ajudar muito a saúde mental da tripulação.

Mais de Espaço

Habemus Sagitário A

Event Horizon Telescope divulga foto de segundo buraco negro, o Sagitário-a, e ele está no centro da Via Láctea


Space Force: o rally pelo serviço em órbita

Space Force seleciona 125 propostas da indústria para tecnologias de serviço em órbita


Defesa Planetária: China realizará teste para mudar rota de asteroide perigoso para a Terra

China tem projetos de defesa planetária contra ameaça de asteróides

M2TV
Outros Assuntos

O FUTURO NA SUA CAIXA DE ENTRADA

Receba nossos principais destaques de sociedade, tecnologia e espaço em sua caixa de entrada, alem de avisos de lives e conteúdos adicionais.


Seus dados estarão protegidos e serão usados somente para fins de envio de newsletter. Você poderá descadastrar a quaquer momento. Confira nossa política de privacidade.

O futuro, hoje! Esse é o nosso propósito, trazer a você um vislumbre sobre as transformações e os impactos sociais da tecnologia para o amanhã, o Momento2.

Conecte-se

Momento 2. Sociedade. Tecnologia. Espaço. @ 2022.