Home > Tecnologia > Inteligência Artificial lê raios-X sem precisar de radiologistas
Redação Momento 2 | 18 de abril de 2022 | Tags: ,

Inteligência Artificial lê raios-X sem precisar de radiologistas

União Europeia aprova Inteligência Artificial capaz de ler raio x

Será que a IA irá ganhar ainda mais espaço na medicina sem precisar de profissionais da área para supervisioná-la?

Essa já é uma realidade na União Europeia, mas somente com uma IA que lê radiografias de tórax sem supervisão que obteve autorização regulatória, sendo a primeira para uma IA de imagens médicas totalmente autônoma.

A ferramenta se chama ChestLink e escaneia radiografias de tórax enviando automaticamente relatórios de pacientes sobre aqueles que vê como totalmente saudáveis, sem anormalidades. Quaisquer imagens que a ferramenta sinalizar como tendo um problema potencial são enviadas a um radiologista para revisão.

A tecnologia ganhou a certificação da marca CE na UE, que sinaliza que um dispositivo atende aos padrões de segurança. A certificação é semelhante à liberação da Food and Drug Administration (FDA) nos Estados Unidos, mas eles têm métricas ligeiramente diferentes: a marca CE é menos difícil de obter, é mais rápida e não requer tanta avaliação quanto uma liberação da FDA.

Algumas organizações profissionais se manifestaram contra a ideia. O American College of Radiology e a Radiological Society of North America publicaram uma carta conjunta em 2020 após um workshop da FDA sobre inteligência artificial em imagens médicas, dizendo que a IA autônoma não estava pronta para uso clínico. Além disso, disseram que os programas de IA eram muito inconsistentes e muitas vezes não funcionavam tão bem em grupos de pacientes fora dos ambientes originais em que foram construídos.

A empresa Oxipit disse em um comunicado que o ChestLink cometeu zero erros “clinicamente relevantes” durante os programas pilotos em vários locais. Quando for introduzido em um novo cenário, a empresa disse que primeiro deve haver uma auditoria dos programas de imagem existentes. Em seguida, a ferramenta deve ser usada sob supervisão por um período de tempo antes de começar a funcionar de forma autônoma.

A empresa disse em comunicado que espera que as primeiras organizações de saúde usem a ferramenta autônoma até 2023.

Mais de Tecnologia

Spotify Island = Shows no Metaverso?

Spotify lança o Spotify Land no Roblox, seu primeiro passo no Metaverso


O Pixy do Snapchat: é drone ou câmera?

Snapchat lança o Pixy, um dispositivo com mecânica de drone e funcionalidade de câmera para rede social


Metaverso ganhará primeira loja física em maio

Metaverso terá sua primeira loja física

M2TV
Outros Assuntos

O FUTURO NA SUA CAIXA DE ENTRADA

Receba nossos principais destaques de sociedade, tecnologia e espaço em sua caixa de entrada, alem de avisos de lives e conteúdos adicionais.


Seus dados estarão protegidos e serão usados somente para fins de envio de newsletter. Você poderá descadastrar a quaquer momento. Confira nossa política de privacidade.

O futuro, hoje! Esse é o nosso propósito, trazer a você um vislumbre sobre as transformações e os impactos sociais da tecnologia para o amanhã, o Momento2.

Conecte-se

Momento 2. Sociedade. Tecnologia. Espaço. @ 2022.