Home > Tecnologia > Europa: reconhecimento facial em primeiro plano
Redação Momento 2 | 8 de abril de 2022 | Tags: , ,

Europa: reconhecimento facial em primeiro plano

Europa irá regular ações de vigilância policial com gigantesco banco de dados de reconhecimento facial

Privacidade, vigilância, política e direitos. Discussões sobre os limites do monitoramento têm se acentuado cada vez mais e uma das bolas da vez na Europa é o lançamento do Prüm II, versão 2.0 do tratado que regula ações de vigilância policial, que dessa vez pretende implementar um gigantesco banco de dados europeu de reconhecimento facial

Para entendermos o atual estado da questão, vale relembrar a primeira versão do Prüm. Este é um acordo de 2005, assinado por Bélgica, Alemanha, Espanha, França, Luxemburgo, Holanda e Áustria que permite que as nações compartilhem dados para combater o crime internacional.

Desde então, a aceitação pelos países da Europa foi mista, apesar da constante troca de impressões digitais, dados de DNA e detalhes de proprietários de veículos.

Em dezembro de 2021, entretanto, legisladores apresentaram o adendo que possibilitará a troca de milhões de registros de rostos de cidadãos europeus entre as nações. A proposta do Prüm II acirrou um debate sobre privacidade.

Isso porque apesar de parecer uma tecnologia recente, experiências isoladas nos últimos anos abriram perspectivas para brechas. Nos EUA, por exemplo, o reconhecimento facial já é proibido em diversas cidades em virtudes de erros.

Também vale ressaltar que, por “reconhecimento facial” se entende uma tecnologia múltipla que contempla tanto os algoritmos implantados em câmeras de locais públicos, ao vivo, quanto imagens estáticas de gravações em locais privados.

Informações mostram um gigantesco volume de registros. A Hungria tem 30 milhões de fotos, a Itália 17 milhões, a França 6 milhões e a Alemanha 5,5 milhões.

A ideia é que o sistema oriente atividades para crimes complexos e também pequenos delitos. O número de correspondências poderá ir de 10 a cerca de 100 pessoas e apenas após a decisão de um técnico específico alguma ação poderá ser tomada contra um suspeito.

Mais de Tecnologia

Spotify Island = Shows no Metaverso?

Spotify lança o Spotify Land no Roblox, seu primeiro passo no Metaverso


O Pixy do Snapchat: é drone ou câmera?

Snapchat lança o Pixy, um dispositivo com mecânica de drone e funcionalidade de câmera para rede social


Metaverso ganhará primeira loja física em maio

Metaverso terá sua primeira loja física

M2TV
Outros Assuntos

O FUTURO NA SUA CAIXA DE ENTRADA

Receba nossos principais destaques de sociedade, tecnologia e espaço em sua caixa de entrada, alem de avisos de lives e conteúdos adicionais.


Seus dados estarão protegidos e serão usados somente para fins de envio de newsletter. Você poderá descadastrar a quaquer momento. Confira nossa política de privacidade.

O futuro, hoje! Esse é o nosso propósito, trazer a você um vislumbre sobre as transformações e os impactos sociais da tecnologia para o amanhã, o Momento2.

Conecte-se

Momento 2. Sociedade. Tecnologia. Espaço. @ 2022.