Home > Sociedade > Você faria um clone do seu animal de estimação? É o que muitas pessoas estão fazendo.
Redação Momento 2 | 11 de abril de 2022 | Tags: ,

Você faria um clone do seu animal de estimação? É o que muitas pessoas estão fazendo.

A expansão da indústria da clonagem tem sido inevitátel. E polêmica.

Clonagem de animais pode ser um tema não muito novo, já que em 1996 tivemos Dolly como o primeiro animal clonado no mundo.

Poucos sabem, mas o processo de clonagem da ovelha foi fruto do acaso, pois cientistas do Instituto Roslin estavam fazendo esse trabalho usando um processo complexo chamado transferência nuclear.

Usando a eletricidade, eles transferiram o núcleo da célula da glândula mamária para um óvulo de uma segunda ovelha. Essa célula-ovo continha todo o DNA da mãe de Dolly, que cresceu e se desenvolveu em um embrião no laboratório.

Na época, ninguém pensava que o DNA de uma célula adulta poderia dar origem a um novo embrião. Todo o experimento pretendia ser um teste para a tecnologia.

O sucesso da clonagem da ovelha Dolly mostrou para o mundo que era possível reprogramar o DNA do núcleo de uma célula adulta, fazendo ela se comportar como uma célula embrionária.

Após esse sucesso, surgiram possibilidades para usar a tecnologia da clonagem para tratar doenças genéticas, impedir que mães transferissem doenças para os filhos, reviver animais extintos e evitar que novas espécies fossem extintas.

Mas, para além dessas possibilidades, a empresa texana ViaGen (que comprou em 1998 a propriedade intelectual da pesquisa da Dolly) tem usado essa tecnologia para clonar animais de estimação.

 

Sim, você pode ter um clone do seu pet e essa é uma nova indústria tem ganhado bastante notoriedade.

 

Em 2015, a ViaGen começou a oferecer seus serviços para donos de cães e gatos. Porém, o custo do serviço não é nada barato: US$ 35.000 para clonar um gato e US$ 50.000 para um cachorro. Mesmo com esses preços, a demanda vem crescendo. O processo é complexo e relativamente demorado, com uma média de oito meses para cães e um ano para gatos.

 

Vale destacar que gestores da ViaGen pontuam que muitos proprietários apenas realizam a preservação de células para eventualmente no futuro realizarem a clonagem.

 

Em outros locais do mundo a indústria da clonagem tem crescido. Sooam Biotech oferece o serviço na Coréia do Sul e Sinogene na China.

As opiniões sobre o tema são divididas, enquanto alguns acreditam que essa é uma ótima forma de ter seu animal de estimação por muito mais tempo, outros acham eticamente duvidoso, uma vez que mesmo com uma réplica física próxima, o comportamento dos animais se difere dos antecessores.

É claro que a clonagem de humanos vem à tona. Mesmo sendo tecnicamente possível, o tema ainda é um tabu. Em 2018, cientistas chineses clonaram um primata, mas aparentemente os esforços de clonagem para espécies mais complexas não tem evoluído.

 

Espécies em via de extinção também têm sido pesquisadas, assim como animais já extintos, como mamutes. O grande dilema, entretanto, seria proporcionar um ambiente e alimentação que possibilitasse sua existência.


É hora de jogar à favor da natureza

A indústria de videogames pode ser mais verde


Energia noturna pode ser realidade

A energia solar já é bastante comum no nosso dia a dia. Mas cientistas estão próximos de conseguir captar energia do céu à noite.


Robótica e IA revolucionarão a agricultura?

Agricultura de precisão tem um promissor futuro ao incorporar robótica e IA

M2TV
Outros Assuntos

O FUTURO NA SUA CAIXA DE ENTRADA

Receba nossos principais destaques de sociedade, tecnologia e espaço em sua caixa de entrada, alem de avisos de lives e conteúdos adicionais.


Seus dados estarão protegidos e serão usados somente para fins de envio de newsletter. Você poderá descadastrar a quaquer momento. Confira nossa política de privacidade.

O futuro, hoje! Esse é o nosso propósito, trazer a você um vislumbre sobre as transformações e os impactos sociais da tecnologia para o amanhã, o Momento2.

Conecte-se

Momento 2. Sociedade. Tecnologia. Espaço. @ 2022.